domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pudim de leite condensado




Olá pessoal,

Eu sempre fui mega fascinada com pudim doce, de todos os tipos. Hoje resolvi fazer um pudim de leite condensado para o maridão. Esse tipo de pudim pode ser fácil de fazer mas não sei porquê eu sempre tive dificuldade.

Procurei uma receita na net e adorei essa que vou postar pois deu super certo. É ideal para um casal pois a receita é pequena mas se quiserem fazer para receber visitas é só dobrá-la.

Na receita original não havia coco mas eu adicionei pois adoro!.

Ingredientes

Para o pudim:
1 lata de leita condensado
1/2 lata de leite (usei o desnatado)
2 ovos
coco a vontade (de preferência daqueles sem açúcar)

Para a calda:
6 colheres de sopa de açúcar (eu aumentei da receita original pois amo calda de caramelo)
1 xícara de água

Como fazer:
Primeiro faça a calda colocando o açúcar no fogo até caramelizar e depois acrescente a água. O caramelo vai derreter até misturar com a água e começar a ferver. Quando engrossar desligue e coloque na forma do pudim. Gente eu fiz direito na forma (isso mesmo!!!). Coloquei o açúcar na forma do pudim e a forma no fogo. Tem que tomar cuidado para não queimar. Depois que ficou pronto fiquei virando a forma para o caramelo passar pelas laterais. Vc pode utilizar um pincel para espalhar o caramelo.

Bater os ingredientes do pudim no liquidificador ou mix (eu bati no mix e deu super certo). Se quiser pode acrescentar o coco como eu fiz. Se quiser um pudim sem furos, depois de bater deixe descansar um pouco. A espuma sobre e quando for despejar na forma prenda a espuma com um talher de forma que escorra o líquido sem a espuma (dica da net). Não precisei fazer isso pois bati no mix e não fez espuma.

Coloque a forma com a massa num refratário com água quente pois o pudim deve ser assado em banho-maria. Cubra com papel alumínio e asse por 30 minutos. Depois deste tempo retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos.

Importante: não desenforme antes de estar totalmente frio se não quebra todo o pudim. Vc pode acelerar colocando a forma numa vasilha de água com gelo para esfriar mais rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sempre que possível, responderei aos comentários.